terça-feira, 7 de agosto de 2012

Dinheiro tiveram, e muito

Vamos logo aos números:

- A Confederação Brasileira de Atletismo recebeu 26 milhões de reais no último ano. Destes, só da Caixa foram 16. O vento atrapalhou nossa medalha, se bem que ainda tem a Maurren Maggi...
- A natação recebeu 45 milhões de reais em três anos. Veio uma pratinha e um bronzezinho. Mas não tem uma equipe feminina decente. Não há nadadoras a serem treinadas com esse dinheiro todo?
- O judô recebeu da Infraero 7 milhões, pelo visto foi um bom custo-benefício.
- O tênis recebeu 17 milhões, juro que é verdade...
- Os atletas ficaram no Crystal Palace. Pelo que disseram, trata-se de uma instalação de primeiro mundo.

A chamada "lei Piva" foi aprovada por FHC em 2001 e mandava se destinar 2% da arrecadação das loterias para o COB. No geral, entretanto, o governo do PT pode bater no peito e dizer que nuncaantesnestepaiz se investiu tanto em esporte, e já se foram dois bilhões até hoje, desde 2003.

O ministério do Esporte foi dado por Lula, de aluguel, para o PC do B. A primeira resposta do partido foi alugar a UNE para o governo Lula. A segunda, foi iniciar uma sanha sem fim de desvios de recursos que até hoje esperam por esclarecimentos.
O primeiro ministro dos esportes da era petista foi Agnelo Queiroz. Saiu para se candidatar ao senado, mas sob acusação de ter recebido 150 mil de uma ONG chamada "Novo Horizonte", depois que esta recebeu um aporte de 1,6 milhões do ministério do Esporte.
Depois veio Orlando Silva Jr, ex-presidente da UNE, aquele que gastou 8 reais numa tapioca, usando cartão corporativo. Saiu do ministério por conta de denúncias que davam conta de desvios de 4 milhões de reais de uma programa chamado "Segundo Tempo". Chegou a ser acusado de receber dinheiro num envelope na garagem de seu prédio.
A roubalheira nas ONG´s do Esporte foi tamanha, que a presidente Dilma ordenou que todos os contratos com todas as ONG´s, de todas as áreas, fossem suspensos.
O atual ministro é Aldo Rebelo, também do Partido Comunista do Brasil. Ele teve uma atuação marcante na CPI que investigou a CBF. Mas este parece ter sido seu último ato em favor de uma investigação nos gastos com esporte...

Em qualquer cidade do interior do Brasil tem-se uma AABB, do Banco do Brasil com belas instalações esportivas. Há também uma rede do sistema SESI / Senai com muita estrutura, situada notadamente em periferias de grandes centros. Nada disso é usado como deveria.
A lei das diretrizes e bases da educação não obriga a prática de esportes no contra-turno do período escolar integral. Os paulofreiristas alegam que isso estimularia a competitividade... Vale lembrar que Arthur Zanetti, ouro nas argolas, foi descoberto pelo professor de educação física de seu colégio, que graças a Deus nunca lera Paulo Freire (assim como a maioria dos paulofreiristas).

A impressão é a de que caminhamos, mas falta muito. Sem querer defender quem se desculpa com o vento, é perda de tempo se preocupar com quem amarela.
O esporte no Brasil vai ficar mais decente e competitivo quando começarmos a nos preocupar com os vermelhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário