terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

13 desastres econômicos que só ocorreram porque alguém digitou 13 confirma (parte I)

  Lula, o morto-vivo, tentou defender seu legado hoje na TV se valendo de alguns argumentos para explicitar um tempo de bonança e não de crise. Disse que somos o segundo maior exportador de avões do mundo. Somos mesmo, faz tempo. Não se dependesse do PT. Fizeram o diabo contra a privatização da Embraer e ainda este é um mantra petista contra adversários. Em 94, quando foi privatizada, a Embraer dava um prejuízo de 321 milhões de reais. Dez anos depois tinha um lucro de quase 600 milhões. A estatal Embraer, que continuaria estatal a depender de Lula, exportava 4 aviões por ano. Dez anos depois de privatizada, exportava 150. Faltou ressaltar isso no programa.
  Ele também falou que somos campeões do agronegócio. Sim, somos. Apesar do PT e da lógica petista em considerar qualquer empresário rural como um senhor de escravos. Poucas classes são tão demonizadas pela lógica petista como os produtores rurais. E poucos "movimentos" são tão bovinamente fiéis a Lula como o MST, que recebeu mimos e mais mimos em seu governo. Que bom que você reconheceu a pujança do agronegócio, Lula. Mas ela não tem nada a ver contigo.
  Bem, deixemos o programa do PT de lado - o marqueteiro que o escreveu está preso, ora vejam - e concentremo-nos no governo do PT. Segue abaixo 7 desastres econômicos (os outros 6 na semana que vem) que só ocorreram porque essa escumalha está no poder:

1) Desemprego: que é o maior desde sei lá quando a gente já sabe. Sabemos também que no último ano, em torno de 4000 pessoas perderam o emprego POR  DIA no Brasil. O que o próprio Ministério do Trabalho petista divulgou agora é mais emblemático: no ano passado foram fechados 115 mil postos de trabalho para nível superior. É isso mesmo. Foi-se o tempo que diploma era garantia.

2) Falências: no último ano o número de pedidos de falências cresceu 54,4 %. Houve 95 mil fechamentos de estabelecimentos comerciais (5,7% do total).

3) A Azul, companhia de aviação, desativou 20 aviões e deu férias coletivas para tripulantes. A petezada deve achar que é falta de gestão. Deve ser. Mas a empresa "mãe" da Azul, a americana Jet Blue, fechou 2015 com um lucro 150,6% (é isso mesmo) maior em relação a 2014. Ou eles emburreceram quando chegaram no Brasil, ou eles... chegaram no Brasil.

4) Planos de saúde: Ano passado, 1,2 milhões de brasileiros desistiram de pagar planos de saúde. 64 operadoras se encontram sob intervenção da ANS - a Agência Nacional de Saúde Suplementar - e outras 74 já decretaram falência mesmo. Mas não há problema, pois segundo Lula, o SUS é o melhor plano de saúde do mundo.

5) Produção de Etanol: Lula disse que somos líderes em produção de energia limpa. Somos. Mas o etanol foi outrora orgulho nacional. Pois é. Com os atropelos da Petrobrás, só neste ano 6 grandes usinas de etanol fecharam. O setor se encontra em sua maior crise na história, iniciada em 2014, quando foram registrados 77 pedidos de falência entre usinas e negócios afins.

6) Veículos: Ano passado as vendas de carros caíram 26,55%. Tradicionais empresas brasileiras que dependem do setor, como a Arteb, fecharam as portas. E tome férias coletivas, demissões, renegociações de salários. Coisas que aconteciam muito no final da década de 70, devido principalmente à crise mundial do petróleo. Mas naquela época as montadoras tinham no seu encalço um promissor sindicalista que cresceu para a política "defendendo" os trabalhadores deste setor. Não se tem notícia de nenhuma ação dele neste sentido agora. Nada. Nadinha. Nem para relembrar os velhos tempos...

7) Compra de alimentos: o brasileiro está comprando menos comida. Segundo estimativas do IBGE, o volume de vendas de alimentos vem caindo nos últimos 8 anos - todos de governo petista. A queda recorde (por enquanto) foi ano passado, quando as vendas retraíram em 7,8%. Tá bom, em crise a gente corta os supérfulos. Mas comida é supérfulo?

  Bem, essa é só a primeira parte. Tem mais desastre na semana que vem. Lembrando que em 13 de março, caso você queira que esta lista pare de aumentar, tem manifestações marcadas para o país todo. Bóra?


Nenhum comentário:

Postar um comentário