quinta-feira, 3 de março de 2016

13 desastres econômicos que só ocorreram porque alguém digitou 13 confirma (Parte II)

  (amigos, este texto estava pronto antes da PF convidar Lula e comparsas, digo, familiares, para depor. Serve para completarmos o raciocínio sobre seu legado e acima de tudo para mantermos a serenidade)

  Na histórica semana em que o ministro da Justiça caiu por pressão do ex-presidente que vê a Polícia Federal cada vez mais próxima; na semana em que Bumlai, Odebrecht e Delcídio Amaral acertaram suas delações premiadas; na semana em que a denúncia mais contundente foi dada por pedalinhos, a gente continua a série dos desastres econômicos produzidos por este governo, com o beneplácito dos seus não poucos defensores e eleitores. Se para essa gente parece que ainda está pouco, para nós já deu. Porque, não bastasse a conduta de ladrões (mas até por ela), esta súcia de safados nos brindou com:
 
  8) O rebaixamento da classificação de risco do país pelas agências internacionais: atualmente estamos no nível de caloteiros. Não, não dá para investir aqui. E se não vem dinheiro para investimentos, se prepare que vem aumento de impostos. É... cortar gastos essa turma não vai. Eles só sabem fazer o contrário.

  9) Queda no comércio: já falamos disso, mas a crise não poupa nem amigos do rei. O Magazine Luiza vai amargar um prejuízo de mais de 50 milhões de reais - o maior de sua história. A rede Wal- Mart vai fechar quase 60 lojas por aqui. Pode-se argumentar que se trata de uma reestruturação mundial do gigante do varejo, que vai fechar 115 lojas pelo mundo. Mas não é sintomático que metade delas seja no Brasil?

  10) Para coroar a recuperação da economia mundial, o PIB médio do mundo cresceu 3,4 %. Para coroar nossa incompetência, nossa jequice, nossa preguiça de tudo e para provar de vez que a crise é produto desta cambada no poder, o nosso PIB decresceu 3,8% . Foi a pior queda desde 1990, quando caímos 4,35%, no governo Collor. A chatice nem é só essa, mas é que o argumento desonesto de dizer que a crise é mundial já não cola. Isso faz com que tenhamos que ouvir Lula dizer que a crise é culpa de quem não quer ver pobre andando de avião - o que aliás já não estamos mais vendo, infelizmente.

  11) Taxa de juros: a taxa Selic está a estratosféricos 14,25%. Ok, está assim desde setembro do ano passado. Mas não deixa de ser um atestado de incompetência. O Banco Central faz isso para tentar conter a inflação. Juros altos servem para conter inflação gerada por demanda, ou seja, quando todo mundo tem dinheiro na mão para comprar e chega uma hora em que a oferta fica limitada, causando aumento de preços. O BC então eleva a taxa Selic, de maneira a deixar o dinheiro "mais caro", uma vez que ela é parâmetro para juros praticados pelos bancos. Assim, o juro do crédito aumenta, o que inibe o consumo e leva a uma estabilização dos preços. Faltou alguém avisar ao BC que estamos numa recessão. A inflação que aí está não é pela demanda, mas por ajustes de preços que o mercado está fazendo por conta do aumento de custos. O remédio para este tipo de inflação é o governo gastar menos que arrecada - o nome bonito disso é "ajuste fiscal". Mas a gente já viu que cortar gastos essa turma não vai.

  12) A reação dos mercados ante ao impeachment: basta que se anuncie uma denúncia que possa levar ao impedimento da presidente que os mercados se animam. Com a delação de Delcídio Amaral, o dólar baixou, a bolsa subiu - ações da Vale, da Petrobrás e do Banco do Brasil puxaram a subida. O desastre obviamente não é este. Desastre é ter a Petrobrás, o Banco do Brasil e a Vale (que só é metade privatizada) nas mãos dessa gente. Tanto é que basta uma possibilidade de serem escorraçados que as ações sobem. E tem quem ainda ache que o impeachment levaria à instabilidade...

  13) Herança maldita: será desonesto, burro ou muito desinformado quem se recusar a admitir que a herança da passagem do PT pelo governo será o aumento da pobreza. A equação inflação + recessão é sempre sinônimo de piora na qualidade de vida das pessoas - não só dos pobres. A lista de bilionários brasileiros da Forbes já caiu pela metade. Alguns idiotas podem achar que o dinheiro destes bilionários foi para distribuir renda - sim, tem quem ache. O fato é que Lula pegou um país com a economia estável, e teve que se moldar a isso. Ter dito que recebera uma herança maldita de FHC foi só a primeira de muitas, inúmeras, incontáveis desonestidades deste caudilho a quem dentro de muito breve já poderemos chamar de ladrão.

Por conta de tudo isso, lacraremos 13. 13 de março. Antes que mais desastres ocorram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário