quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Já pensou se alguém protestasse contra a liberdade de expressão?

Eu tinha acabado de chegar em casa. Zapeando a TV passei pela BandNews. Eis que Lula solta:

"O que acho estranho é que o rapaz que estava desembaraçando a diplomacia foi preso e eu não estou vendo nenhum protesto contra a liberdade de expressão."

Lula discursava sobre quem ele chamou de "aquele rapaz da internet". Como tenho boa vontade, entendi que Lula usou de uma metonímia ao dizer que "prenderam o WikiLeaks". O site foi tirado do ar. Preso foi seu dono, Julian Assange, acusado de estupro. A acusação partiu da Suécia. A Suécia é um país de terceiro mundo que passou por várias ditaduras e tem os piores indicadores de qualidade de vida do planeta. E sendo assim, cumpre-nos tentar entender os motivos pelo qual esta república de bananas quer prender esse tal de WikiLeaks.
Como disse, pesam sobre Assange acusações de estupro. Fica difícil explicar porque diabos resolveram procurá-lo com esta fúria só depois que os documentos vazaram - a menos que o motivo seja o vazamento mesmo. Prendê-lo por divulgar mensagens tão importantes quanto um correio elegante de festa junina é obviamente surreal. O site já havia publicado um vídeo, há uns seis meses, mostrando um helicóptero americano abrindo fogo contra civis iraquianos (atenção, Presidente, cometi uma metonímia aqui também! Não foi o helicóptero que abriu fogo, mas sim os soldados dentro dele.) e nem por isso o mundo caiu (uma hipérbole!) para ele. Se as mensagens caíram nas mãos do site (aí é uma prosopopéia, Presidente!), aqueles que o editam tem o direito de publicá-las. E ponto.
Mas quando Lula se mete a fazer ironia com o fato, as coisas se complicam. Sabemos da sanha dos petistas para que haja maior controle da Imprensa. Sabemos que Dilma teve dor de cabeça com isso, tanto é que em seu primeiro discurso depois de eleita ressaltou a defesa da liberdade de imprensa. De tal sorte que essa frase de Lula, ainda que tosca, é mais uma provocação. Talvez ele quisesse dizer "protesto contra o cerceamento da liberdade de expressão". Até porque tem muita gente em seu governo que protesta diariamente contra a liberdade, não só de expressão, mas principalmente de posicionamento político.
Em tempo: a Suécia não tem o direito de prender sumariamente ninguém. Se assim foi, Lula tem mais é que defender Assange.
Cuba também não pode fuzilar, nem levar à inanição dissidentes políticos. O Irã, para o bem da humanidade (se é que Ahmadinejad sabe o que é isso), talvez devesse rever a pena de apedrejamento. A diferença é que os prisioneiros destes países não mereceram a mesma atenção de Lula.

Um comentário: