segunda-feira, 7 de março de 2016

O auto engano de Lula

"E a elite brasileira, que nós chamamos de coxinha, não consegue aceitar a ideia de uma mulher governar um país como esse", disse Lula ontem, em referência à presidente Dilma Rousseff em discurso para a plateia que engole esse tipo de despropósito intelectual na sede do PT em São Paulo.
Esse discurso é o mesmo que embasa a fictícia existência de uma classe média fascista, que não gosta de ver pobre andando de avião, que é contra a distribuição de renda justa, a escolarização dos pobres e a melhoria de vida do trabalhador brasileiro.
Se existe gente preconceituosa, sem noção, conservadora, racista (e com certeza existe e muito) que se encaixe no estereótipo do coxinha que a proganda esquerdista insufla, esse não é o perfil da massa da população que quer o PT fora do governo federal hoje.
Foi com essa classe média "coxinha" que Lula se elegeu a primeira vez e se reelegeu depois. Foi também com parte dessa classe média ainda iludida, que o PT se manteve no poder até agora. Isso aconteceu, justamente por que esse pessoal que o Lula insiste em chamar de elite, classe média, fascista, misturando tudo conforme a conveniência e o momento da platéia, votou e até a pouco ainda votava no PT.
Esse pessoal, que lidera ou aderiu ao movimento antipetista e que vai às ruas protestar no dia 13 de março, não é contra preto ou pobre, estudando, andando de avião, governando. Aliás, essa classe média que te elegeu Lula, é a mesma que depois venerou um negão de origem humilde de toga que fustigou o PT, chamado Joaquim Barbosa, e é fã do Obama. Esse pessoal, esperava que Lula e o PT fizessem o que começaram a fazer mas não foram capazes de continuar e efetivar. Não foram capazes de mudar de forma estrutural a situação social do nosso país. E não. A culpa não é "daszelites" Lula. Se o país não avançou, a responsabilidade não é da elite, pelo menos não dessa a que você se refere e que é, mais do que qualquer outra coisa, apenas uma entidade retórica que surge frequentemente nos seus discursos. A responsabilidade é sua Lula e do seu partido, que governam na esfera federal há 13 anos.
Essas pessoas, que Lula diz que rejeitam a sua origem humilde e uma mulher no governo, não aceitam o gogó maior do que os fatos. Sabe distinguir o que é uma mudança social de fato, daquela maquiagem distributiva simplista e ineficaz que o PT entregou enquanto detonava a economia, pouco fazia pela educação (e assim minava o caminho do verdadeiro desenvolvimento social sustentável) ao mesmo tempo em que assaltava e deixava que assaltassem o Estado brasileiro. Não toleram mais que se justifique tanto atraso no modo de fazer política em nome de uma política social que é mais populista e demagógica que efetiva. E ainda, essa classe média não está aí com o socialismo, pois não acredita que justiça social e desenvolvimento tenham qualquer coisa a ver com socialismo. Isso precisa ficar claro Lula.
Esse pessoal não está contra qualquer projeto de melhoria social, mas não cai no conto do vigário de que o PT seria a única via para o desenvolvimento e a justiça social no Brasil.
O PT se desfigurou completamente e se fundiu com a oligarquia política atrasada dos Sarneys, dos Collor, de Renan. Se associou ao mercenarismo do PMDB fisiológico com quem se locupletou e não tem mais como se desvencilhar, apesar dos brados de "Fora Cunha" da militância de esquerda que quer fazer crer (e acredita, sera ?) que isso resolve os problemas do Brasil. O PT se fundiu com a elite empresarial sangue suga das construtoras que superfaturam, com a elite empresarial que mama nas tetas do BNDES. O PT deu uma cara gigantesca à uma nova elite burocrático-partidária que infestou as empresas estatais, os seus fundos de pensão (que ajudaram a destruir financeiramente) e os emblemáticos 39 Ministérios em mais um sorvedouro de dinheiro público.
Ainda que a percepção do conjunto da arquitetura distributiva do modo de governar petista seja difusa, esse pessoal que vai protestar no dia 13, no fundo está lutando contra um modelo corrupto, ineficiente e fracassado, que distribuiu dinheiro pros ricos pela corrupção e pelos privilégios discricionários de uma condução econômica intervencionista, por vezes eleitoreira, em outras desastrada mesmo, mas sempre e sempre ineficiente e onerosa. Onerosa para os seus bolsos no agora e onerosa para o futuro dos seus filhos e netos.
O modelo petista como dito, também distribuiu dinheiro para uma camada média da população. Aquela do cabidão de emprego que inchou a máquina pública. E claro, o mais importante (ao menos para o marketing político), distribuiu para os pobres pelo Bolsa Família, transformando aquilo que deveria ser uma política temporária de mitigação em algo perene que acabou por servir à propósitos eleitorias mais de uma vez. A falta de efetividade na promoção do desenvolvimento estrutural real, evidencia por enquanto a condenação dos beneficiários do bolsa família à serem eternos dependentes do Estado. Tem gente que acha que isso é desenvolvimento social. Eu não acho. Fica muito mais próximo de um assistencialismo e ponto.
Para fechar a inconsistência do modelo adotado, a condução da economia para a recessão, fez insustentável o modelo distributivo gastador, mas a Dilma insistiu em continuar gastando e promover a elevação de impostos. No seu governo, pra piorar, essas medidas são combinadas com elevação dos juros, o que tem se mostrado ineficaz para conter a inflação (que não é de demanda) ao mesmo tempo em que é muito eficaz para acelerar a retração econômica turbinada pela falta de confiança generalizada. Essa combinação, desastrada e recessiva corrobora as sinapses confusas tão evidentes nos discursos de Dilma. Pra mim é resultado de muitas mentes no governo, a começar pela Dilma, com back ground ideológico socialista tentando governar um país capitalista. Pra desenvolver e distribuir riqueza no capitalistmo precisa ter outro drive mental. E o PT e parte de seus aliados, não entendeu e utopicamente não quer viver no capitalismo. Falo utopicamente, como eufemismo, mas é demagogia, pois o que mais estamos vendo são esses líderes de esquerda que criticam o capital mas adoram encher os bolsos e se abraçar à dinheirama.
Esse pessoal que vai às ruas no dia 13 protestar contra o governo, ao contrário do que a artilharia de comunicação do seu partido vai torpedear Lula, não é contra o legado social nem contra aquilo que você diz representar, mas já não representa faz tempo. É contra o legado podre que você e o seu partido deixaram. A lista dessa "herança maldita" para usar um termo seu, é ainda maior do que coube nesse post. Um dos seus piores legados é o achaque continuado do seu partido para a subjugação dos três pilares da República. Loteamanto em escala megalômana do Executivo, compra do Legislativo (mensalão e petrolão) e aparelhamento descarado do Judiciário (STF) para se blindarem.
É por tudo isso que o povo vai às ruas no dia 13 de março, pedir que esse governo seja de vez enterrado. Não é por que a elite não suporta ver uma mulher governando esse país.
Esse é o seu auto engano Lula.
Agora, finalmente, esse seu papo engana cada vez menos gente.
E vamos continuar a fazer força para que engane cada vez menos.
Você e a sua turma fizeram tudo para destruir a credibilidade da esquerda no Brasil seu Lula. Então agora é Fora PT.

   Por Kluk Magri Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário