quinta-feira, 14 de junho de 2012

Réquiem para uma palhaçada

Pensando bem, é melhor parar com essa CPI do Cachoeira. Depois dos depoimentos dos dois governadores, de Goiás e do DF, ambos blindados por seus partidos, ambos autorizando abrir seus sigilos bancários, ambos ilesos perante à platéia que os inquiria, ambos dignos dos mais rasgados elogios, é melhor parar por aqui. A única alternativa seria criar uma sub-CPI da Delta. Mas é mais fácil condenarem os mensaleiros, sem ironia.
Na CPI dos Correios vimos um estrago no país que estava em operação, num processo em que se destacavam gente aparentemente de bem, como Delcídio Amaral, ACM Nero, Osmar Serraglio, Eduardo Paes e um tal Demóstenes Torres. Houve um contundente relatório, de Serraglio, que virou livro vendido em bancas. De alguma forma o Brasil celebrava o fim daquela CPI, que culminará com o julgamento do Mensalão a se iniciar agora em Agosto.
Nesta CPI do Cachoeira, o angu parecia ter mais caroço. Houvesse empenho, bastaria que se puxasse o fio do denso novelo de corrupção da Delta.
Decepciona-se com o desenrolar desta CPI aquele que se esquece do seu motivo: foi urdida por Lula e Dirceu para desviar a atenção do julgamento do Mensalão e explodir com um governador do PSDB. Era só pra isso.
Aí deu tudo errado, e a estratégia justificou alcunhar Lula como "aloprado- mor".
Mas, depois que Agnelo nos brindou com sua fala, já se ouve os acordes da missa fúnebre. Ao declarar que pagou por sua mansão 400 mil, sendo que ela vale dez vezes mais, e desafiando as pessoas de bem com a abertura de seu sigilo bancário, poupando os sigilos de sua mãe e esposa, Agnelo escarnece, zomba, faz pouco do povo do Brasil. Sua atual casa foi comprada de Glauco Santos, dono de uma empresa que um tempo depois da compra do imóvel foi beneficiada por Agnelo, na época diretor da Anvisa. A mãe e esposa de Agnelo têm negócios com Glauco Santos. Mas Agnelo acha tudo normal.
Há não muito tempo, um presidente brasileiro foi escorraçado do cargo, dentre outras razões por comprar a Casa da Dinda com dinheiro nebuloso. Hoje isso não comove ninguém. Nem mesmo aquele presidente, que se encontra atualmente na tropa de choque do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário