quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A mentira da CPMF

Lula mente. É tendencioso. Acha que nos engana.
No pronunciamento de hoje, marcando a transição para seu terceiro mandato, ele inicialmente nos fez o favor de dizer que quem vai escolher o ministério será a Dilma. Eu achava que isso era óbvio. Mas ele precisou mentir para nos convencer que sairá de cena.
O que doeu mesmo foi a falácia da CPMF. Segundo ele, a saúde do Brasil deixou de receber uns muitos milhões porque a Oposição votou contra a CPMF. Cumpre lembrar alguns fatos:

 - A OAB já apontou para a inconstitucionalidade da CPMF
 - A saúde do Brasil não atingiu níveis de Primeiro Mundo quando ela era cobrada, até porque seus recursos nunca foram para a saúde.
 - Entidades como o Conselho Federal de Medicina, os Conselhos de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde e a Associação Médica Brasileira não apoiaram o retorno da CPMF
 - Ah, e o PT votou (corretamente) contra a CPMF nos governos Itamar e FHC

O que as pessoas que vivem o problema de perto no Brasil defendem é a regulamentação da Emenda Constitucional número 29. Só lembrando, em resumo, esta Emenda determina que o orçamento do governo federal para a saúde em um ano seja pelo menos o mesmo do ano anterior, acrescido da variação do PIB.
O Presidente Lula, que pelo jeito vai fazendo o papel de Bad Cop nesta transição, e seus deputados BARRARAM qualquer tentativa de se aprovar a regulamentação da EC 29, mesmo sendo relatada, justiça seja feita, por um senador do PT, Tião Viana.

O que a oposição fez, ao votar contra o retorno da CPMF, foi impedir que fosse para a saúde um dinheiro que já não iria para a saúde mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário