sábado, 20 de novembro de 2010

Três Práticos

Uns posts atrás defini o trio petista que sempre acompanha Dilma como a "Junta Permanente". Mas Dilma me superou e hoje tratou os Josés Eduardos - Dutra e Cardozo - junto com Palocci de "Os Três Porquinhos". Por que será, hein? Será incômodo? Será de caso pensado? E por quê logo os porquinhos? Quem é o Lobo? Lula? Acho que não. O Lobo está mais para ser o PMDB.
Poderiam ser chamados de outros trios. "Três Patetas "soaria igualmente grosseiro e escrachado. Tem aquele trio de amigos, pioneiros de nossos quadrinhos, "Reco Reco, Bolão e Azeitona", que daria um tom menos agressivo. "Pelé, Coutinho e Mengálvio" talvez lembrasse mais Lula, porém seria por demais elogioso e talvez não fosse esta a intenção. "Santa Maria, Pinta e Nina" poderia dar a dimensão da Junta, ainda que imprópria, uma vez que a condução do governo será por mares já dantes navegados. "Fauna, Flora e Primavera"... sem chance, eles não são atrapalhados, e fazer abóbora virar carruagem é fichinha para quem fez o mensalão virar processo de gaveta. "Trio Parada Dura" afinaria pela breguice - tem gente que acha ser este nome uma expressão irônica, sem saber que era um conjunto de música sertaneja formado por Barrerito, Creone e Mangabinha (na minha infância era questão de honra saber o nome dos três). "Triângulo das Bermudas", por sumirem com esqueletos sem deixar vestígios. "Os Mutantes" - que era um trio - talvez casasse melhor ao PT, de tantas metamorfoses desde sua fundação.
O que mais intriga foi terem mudado o nome do Porquinho Homero para "Prático". Logo Homero, o único poeta, espremido pelo guerreiro Heitor e pelo político Cícero. Talvez Dilma quisesse dizer que seus Porquinhos são na verdade três "Práticos".
A ação primordial e decisiva de Prático nem foi construir uma casa de tijolos, mas sim queimar à traição o rabo do Lobo enquanto ele tentava invadir a casa descendo pela chaminé. Dilma poderia estar mandando um recado.
Te cuida, PMDB!

Um comentário: